Leia todas as notícias

GLOBO - Zona Sul - Rio, 01 de março de 2006


Para eles, arma é utensílio esportivo
Exemplo para Fábio Mendo, de 15 anos, Raul Fleury deve representar o Brasil no Pan-2007, no Rio
William Helal Filho
william@oglobo.com.br

A munição e as armas são de verdade, mas ficam restritas ao estande de tiro. Atletas do Fluminense, em Laranjeiras, tanto Fábio Mendo Palmiro, de 15 anos, quanto o vice-campeão mundial Raul Fleury, de 46, sabem bem disso. O adolescente pratica tiro esportivo desde os 10 anos e quer, um dia, chegar ao patamar de Raul, integrante da equipe brasileira que ano passado ficou em segundo lugar no Mundial de Guaiaquil, no Equador.

- Eu o admiro muito (Raul). Quero um dia competir nos Jogos Pan-Americanos - afirma Fábio, que compete na modalidade carabina de ar comprimido, calibre 22.

Quarto no ranking brasileiro de tiro com revólver, Fleury, pelo menos por ora, é um dos atletas que vai representar o país no Pan-2007, que acontece no Rio.

- Ano passado competi em diversas partes do Brasil, para melhorar minha colocação no ranking. Agora quero uma medalha no Pan ano que vem - diz ele.

O atirador também integrou a equipe do Brasil que, ano passado, foi vice-campeã no Equador, perdendo para os Estados Unidos. Na competição individual, Fleury fez bonito: ficou com a primeira colocação geral.


Onde praticar

AULAS DE TIRO ESPORTIVO: São poucos os locais para a prática do tiro na Zona Sul. No Fluminense, há diferentes cursos: iniciação ao tiro, curso básico e avançado. Quem quiser se especializar em modalidades olímpicas pode escolher entre o tiro com carabina de ar comprimido e o tiro de pistola de ar comprimido. O clube também oferece aulas de tiro prático, com calibres superiores, como o 45. Os horários são flexíveis e os interessados devem ter no mínimo 12 anos. Mas menores de idade devem ter autorização dos pais. Quem quiser fazer aulas ou pedir mais informações pode ligar para 2553-7240, ramal 272. O Fluminense fica na Rua Álvaro Chaves 41, em Laranjeiras.


Dica de campeão

A maioria dos praticantes de tiro esportivo começa a aprender por influência de alguém da família e depois pega gosto. É um esporte altamente disciplinador e que exercita a mente do praticante, que, com a prática freqüente, pode chegar a um nível de concentração muito acima da média. É preciso saber se comportar no estande e aprender a manusear a arma. A gente usa armamentos e munição de verdade e, então, é necessário ter muita responsabilidade. Todo mundo acaba adquirindo um respeito muito grande pela arma, que deve ser vista somente como um instrumento de lazer ou competição. O revólver e a carabina estão para o atirador esportivo assim como a raquete e a bola estão para o tenista.

ANGELAMARIA ROSA LACHTERMACHER é diretora do Departamento de Tiro do Fluminense, participou de três Jogos Pan-Americanos e foi medalha de bronze em Cuba (1991)