Eduardo Ferreira
(ferreiraedu@terra.com.br)


1896 – I Jogos Olímpicos - Atenas

 


Logotipo dos I Jogos Olímpicos  Atenas

 

Teste os seus conhecimentos atirador!
Você sabia que nos I Jogos Olímpicos dos tempos modernos realizados em Atenas, em 1896, o Tiro Esportivo foi incluído no Programa de provas?
A razão desta inclusão deve-se ao próprio idealizador dos Jogos Pierre Du Freddy – Barão Pierre de Coubertin, sete vezes campeão de pistola pela Federação Francesa de Tiro e um apaixonado por armas.

Desde 776 AC os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram organizados na Grécia, sendo, no entanto, extintos pelo Imperador Romano Theodósio por serem considerados um evento pagão, tendo em vista que eram promovidos em homenagem ao deus grego Zeus.

Em 1896, o recém criado Comitê Olímpico Internacional (COI), tendo a frente o nobre Barão de Coubertin, autor da célebre frase “o importante não é vencer mas competir”,

promoveu os I Jogos na cidade de Atenas, como forma de homenagear o país criador do evento. Três provas de tiro constaram do programa dos Jogos. Na prova de Revolver Militar o campeão foi o norte-americano John Paine, enquanto na prova de Pistola Livre, disputada na distância de 30 metros, outro norte-americano Summer Paine venceu com 442 pontos e na modalidade de fuzil o grego Georges Orphanidis conquistou a medalha de ouro com 1583 pontos.

O sucesso alcançado pelas provas de tiro foi tanto que no ano seguinte, em 1897, foi realizado o I Campeonato Mundial de Tiro na cidade francesa de Lyons. Outro fato curioso foi que as provas de tiro nos Jogos Olímpicos de 1904 (Saint Louis) e em 1928 (Amsterdam) não foram programadas por decisão do COI.

 


1ª Medalha Olímpica

 

 


por Eduardo Ferreira
Recordista e campeão brasileiro de armas longas da CBTE e das Forças Armadas. Ex vice-presidente da CBTE e da federação do DF, ex presidente das federações do RJ e CE, e diretor das federações da PB e RS. Autor de "Arma Longa" e "História do Tiro"
ferreiraedu@terra.com.br