Eduardo Ferreira
(ferreiraedu@terra.com.br)

ESTANDE DO MORRO DO CASTELO 

No artigo enviado para o site da Federação Maranhense, onde relatei o período em que o Tiro Esportivo ficou sob a responsabilidade da Confederação Brasileira de Caça e Tiro (CBCT), de 08 de julho de 1942 até a fundação da Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo (CBTA), em 11 de novembro de 1947, comentei sobre a existência do estande de tiro ao prato, segundo o jornal da época, localizado no antigo Morro do Castelo.

Graças às fotos do grande atirador Armando Braga, pai do nosso saudoso atirador e eficiente diretor – técnico da CBTE – Alberto Pereira Braga – o “Tutuca” foi possível fazer uma viagem ao passado e pela primeira vez ter acesso às imagens do antigo estande, com sua pedana de tiro ao prato, onde se descortinava uma bela paisagem da Baía de Guanabara, tendo ao fundo o Pão de Açúcar.

Como o Morro do Castelo foi demolido em 1920 pelo Prefeito Dr. Carlos Sampaio para as comemorações do Centenário da Independência, fica descartada a hipótese que o estande tenha sido construído sobre o mesmo. As fotos, provavelmente tenham sido tiradas na década de 40, observando os carros da época, porém não revelam o local onde estava situado o clube de tiro ao prato. É evidente, contudo, a proximidade do clube com a Baía de Guanabara.    

Armando Braga pertenceu a uma família tradicional e numerosa de atiradores, sendo filho de Alberto David Braga, fundador do “Revólver Club”, construído em 1914 na Lagoa Rodrigo de Freitas e tinha como outros parentes: os carabineiros Manoel da Costa Braga e Heitor Braga, todos atletas do Fluminense. Dr.Armando, como era conhecido, venceu vários campeonatos brasileiros de fuzil e carabina pelo Flamengo e aparece nessas fotos como atirador de tiro ao prato.

Através dessas fotos verificamos um grande número de atiradores de prato, participando de uma concorrida prova de trap. Também é possível visualizar os atiradores competindo com antigas espingardas de canos paralelos. 

 


Vista do estande da CBCT e do grupo de competidores, alguns de terno e chapéus

 

 


Competidores em frente à pedana.
Armando Braga está  em pé e à retaguarda do grupo de atiradores

 

 


Um competidor disparando, com o Pão de Açúcar se destacando
ao fundo da Baía da Guanabara

 


Armando Braga, primeiro à esquerda com outros  participantes

 

 


Armando Braga com jaleco de tiro
e demais concorrentes

 

 


Armando Braga na pedana efetuando disparo

 


por Eduardo Ferreira
Recordista e campeão brasileiro de armas longas da CBTE e das Forças Armadas. Ex vice-presidente da CBTE e da federação do DF, ex presidente das federações do RJ e CE, e diretor das federações da PB e RS. Autor de "Arma Longa" e "História do Tiro"
ferreiraedu@terra.com.br

 
Todos os Direitos Reservados © 2007 • Diretora do Stand de Tiro do Fluminense • Angelamaria Lachtermacher